sexta-feira, 23 de março de 2012

Ministro afirma que testes com o Rádio digital começarão nos próximos dias


O início dos testes para avaliar o HD Rádio, padrão digital produzido pela norte-americana Ibiquity, está atrasado, mas deve começar nos próximos dias, informou o ministro Paulo Bernardo, durante audiência sobre prioridades da pasta para 2012, na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados, na terça-feira (20). 

De acordo com cronograma prévio do ministério, os testes serão realizados em rádios AM e FM, em baixa, média e alta potência, nas cidades de Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. A tecnologia europeia (DRM) já foi testada pelo órgão, que produz os relatórios finais sobre o padrão. 

Representante da Subcomissão do Rádio Digital da Câmara, o deputado Sandro Alex (PPS-PR) comentou que o grupo também irá avaliar o padrão europeu, assim como fez com a tecnologia HD Rádio. O objetivo é ajudar o ministério na escolha da nova tecnologia.

No ano passado, representantes da subcomissão visitaram emissoras de rádio AM e FM nos Estados Unidos. 

Sandro Alex também pediu atenção especial do ministério às emissoras AM, que “passam por dificuldades e, portanto, devem estar contempladas na implantação do novo padrão”. 

Ele sugeriu a suspensão de novas licitações de canais de rádio até que seja definido o novo modelo, assim como ocorreu com o processo da TV Digital. “Por que não esperar uma definição já que as novas emissoras autorizadas terão de se adequar a nova tecnologia, comprar equipamentos?”, questionou.

O ministro respondeu que não há dificuldades em suspender as licitações, mesmo porque não houve nenhuma neste ano por conta  das mudanças nas regras de concorrência. “Não temos posição quanto a isso, mas podemos pensar”, afirmou. 

Abert

Nenhum comentário: