sexta-feira, 6 de abril de 2012

Pronatec Copa abre inscrições para cursos gratuitos de capacitação


Visando promover a qualificação de profissionais do setor turístico para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, o Ministério do Turismo abriu as inscrições para o Pronatec Copa, válidas para todo o país. O programa irá capacitar profissionais que já trabalham com turismo e também o que pretendem atuar na área, para atender aos turistas durante o mundial de futebol e também após o evento.
A meta do programa é formar 40 mil profissionais por semestre, em 32 áreas ligadas ao receptivo turístico, como auxiliar de conzinha, camareira e garçom, além de aulas de inglês, espanhol e libras (linguagem de sinais). Ao todo, até a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, serão 240 mil vagas ofertadas pelo Sistema S (Sesc, Sesi e Senai) e instituições federais de educação profissional. As vagas contemplarão as doze cidades-sedes do evento, além dos municípios do entorno e destinos de visibilidade internacional.
No Rio Grande do Norte, estão abertas vagas em Natal, Baía Formosa, Canguaretama, Maxaranguape, Parnamirim e Tibau do Sul. As inscrições poderão ser feitas pelo site .www.pronateccopa.turismo.gov.br. As aulas estão previstas para começar a partir de 7 de maio. O curso tem 160h/aulas, que equivale a cerca de quatro meses de duração. As aulas são gratuitas e presenciais, e os participantes também receberão auxílio estudantil, entre alimentação e transporte.
Para participar do Pronatec Copa, o interessado deve ter 18 anos ou mais, e morar em uma das 12 cidades-sede da Copa, entorno, ou em um dos destinos turísticos selecionados. Ao realizar a inscrição, com os dados pessoais (como nome completo, endereço e CPF), o aluno deverá escolher o curso de qualificação que deseja fazer, de acordo com o seu interesse ou com a área de atuação profissional.

As 32 atividades disponíveis variam de acordo com a escolaridade do aluno. Na pré-matrícula, cada participante poderá escolher três cursos de qualificação, para ter mais opções caso já tenham acabado as vagas do curso escolhido. Além disso, os alunos que tiverem o ensino fundamental completo também podem ter aulas de idiomas - inglês ou espanhol e libras.
O Brasil vai receber a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 e o sucesso do evento depende de um fator fundamental: a preparação dos profissionais do setor turístico. Eles são os responsáveis por fazer o turista sentir-se um morador do destino escolhido para a viagem.
Nossos profissionais não podem ser apenas torcedores, mas representantes de um país forte e desenvolvido, que recebe visitantes internacionais como ninguém e que está preparado para sediar os principais eventos do mundo. Mais qualificação significa mais oportunidade de empregos e um mercado de trabalho mais amplo, o que possibilita salários melhores e mais competitivos.

SECOPARN

Nenhum comentário: