domingo, 2 de setembro de 2012

Brazuca substitui Jabulani na Copa 2014


Com uma larga vantagem sobre as concorrentes, Brazuca venceu eleição promovida pela TV Globo e foi o nome escolhido da bola da Copa do Mundo de 2014, que acontecerá no Brasil depois de 64 anos. Brazuca substituirá a famosa Jabulani, batizada assim no Mundial realizado há dois anos, na África do Sul.


Pela primeira vez na história, a definição do nome da bola se deu por meio de uma votação popular. 1.119.539 brasileiros deram seus pitacos e optaram pela Brazuca com 77,8% dos votos. As outras candidatas ficaram bem atrás - Bossa Nova ficou em segundo, com 14,6%, enquanto Carnavalesca só ganhou 7,6% da preferência.

Resta saber agora qual será o desenho e as características da bola, que é fabricada pela Adidas. A Jabulani, que gerou grande repercussão entre os amantes do futebol, recebeu críticas dos goleiros à época por ser leve e mudar de trajetória várias vezes num mesmo chute.

A estreia da Brazuca será no dia 12 de junho de 2014, quando a seleção brasileira jogará no Estádio Itaquerão, que ainda está sendo construído.


Polêmica


Durante o processo para escolha do nome da bola, o Amazonas tentou emplacar o nome Caramuri, uma fruta que tem formato de bola e que surge apenas de quatro em quatro anos. A Adidas, no entanto, preteriu o nome por não se enquadrar nos critérios usados para escolha das três finalistas: identificação com outros países, facilidade da pronúncia e para adquirir os direitos de utilização do nome.

IG

Nenhum comentário: