quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Frevo é destaque no pôster oficial do Recife para a Copa do Mundo da FIFA 2014



Lançamento aconteceu neste domingo antes do jogo do Campeonato Brasileiro, Sport e Fluminense, na Ilha do Retiro

Foi em clima de festa que o pôster oficial do Recife para a Copa do Mundo da FIFA 2014 foi apresentado à população. Estádio lotado, clima de decisão, muita alegria e colorido. O evento, que é a primeira grande ação pública entre a FIFA e a Cidade Sede, aconteceu antes do jogo do Campeonato Brasileiro, Sport e Fluminense, campeão do torneio, na Ilha do Retiro. O pôster, um compromisso do Recife com a FIFA, tem como objetivo representar a identidade da Cidade Sede, seguindo a aparência geral gráfica do Mundial. Será também uma ferramenta de promoção turística, além de ser item especial de suvenir. Além do Recife, as outras 11 Cidades Sede também farão o lançamento dos pôsteres oficiais no domingo.

O secretário da Secopa Recife, Amir Schvartz, comemorou o sucesso da ação. “Foi muito bom poder apresentar o pôster aqui na Ilha do Retiro com o estádio lotado e com um clima de festa e confraternização. Este é o clima que queremos ter até a Copa, como diz o slogan, todos juntos num só ritmo, envolvendo toda a população na preparação para o maior evento que o Recife já recebeu”, afirmou.

A divulgação começou antes do início da partida. Um grupo de crianças circulou pelo gramado com banners com a imagem do pôster. A mesma imagem foi içado por balões no meio do gramado. A ação foi concluída com a entrada das equipes no campo. Os jogadores do Sport subiram ao campo vestidos com camisetas com a estampa do pôster.

Conceito: A ligação entre o Frevo e o Futebol é a tônica do pôster. Com uma sombrinha colorida na mão, o passista brincante realiza movimentos plásticos que parecem ferver o mundo. Movimentos ágeis e leves, como as acrobacias dos hábeis jogadores, que fazem com a bola o mundo ferver. O Futebol invade o Frevo. O passista, no meio da dança, torna-se também jogador. E desta união surgem as cores vivas da cidade, em uma composição que traz as paisagens características, com pontes, rios, barcos ao mar, a arquitetura e claro, o povo em pleno carnaval.

Histórico: A Copa do Mundo da FIFA 1998™ na França foi a primeira a ter pôsteres para promover o papel das Sedes em relação à competição. Estudantes de arte da França foram convidados a oferecer desenhos para sua Sede como parte da campanha do COL nacional. Em 2006, pela primeira vez, as Sedes foram convidadas pela FIFA e pelo COL para criarem seus próprios desenhos do Pôster da Sede.

Recife.pe
Foto: Irandi Souza

Nenhum comentário: